sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BOMTEMPO - CUIDANDO DO SER HUMANO

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Plano Diretor


O que é?


     Novas áreas residenciais devem ser planejadas com cuidado, para que possam integrar com serviços municipais já existentes.
    Um plano diretor, plano compreensivo ou plano mestre, é um plano criado por um grupo de planejadores urbanos que tem impacto válido para toda a comunidade da cidade, por um certo período de tempo.
     Um plano diretor mostra a cidade como ela é atualmente e como ela deveria ser no futuro. Um plano diretor mostra como o terreno da cidade deve ser utilizado e se a infra-estrutura pública de uma cidade como educação (escolas e bibliotecas), vias públicas (ruas e vias expressas), policiamento e de cobertura contra incêndio, bem como saneamento de água e esgoto, e transporte público, deve ser expandida, melhorada ou criada.
    O plano diretor tem como objetivo principal, fazer com que a propriedade urbana cumpra com sua função social.
     Limites impostos pelo plano diretor incluem a altura máxima de estruturas em algumas ou em todas as regiões da cidade, por exemplo.

Desenvolvimento do plano diretor


   Durante o processo de elaboração do plano diretor, os planejadores urbanos, representados por profissionais de várias áreas, como engenheiros, arquitetos e urbanistas, economistas, sociólogos, geógrafos, juristas, estatísticos, biólogos, analisam a realidade existente do município e, com a participação da sociedade civil, representada por comerciantes, agricultores, associações de moradores, Ongs e movimentos sociais, propõe novos rumos de desenvolvimento do município, buscando-se alcançar a realidade desejada por toda a população.
     Desde 2001, a legislação brasileira exige que a elaboração e a revisão de um plano diretor seja realizada de forma participativa e democrática, por meio de debates públicos, audiências, consultas e conferências. Se não houver participação da sociedade civil, o plano diretor pode ser invalidado.
   Atualmente, muitos especialistas em planejamento urbano usam computadores no trabalho. Computadores processam a informação que os planejadores analisam ao formar o plano diretor. Computadores são usados também para a criação de mapas.
   Geralmente, em pequenas cidades, um plano diretor é desenvolvido por uma companhia privada, que então manda o plano para o governo ou município, para aprovação. Já em cidades maiores, é uma agência pública que desenvolve o plano diretor. Grandes cidades costumam possuir um departamento próprio para o planejamento urbano, que é responsável por desenvolver, alterar e implementar o plano diretor.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Página do Bomtempo

Boa noite, gente! já está no ar a página Bomtempo, pra quem tem alguma dúvida sobre suas propostas, tá tudo lá!!!

Para acessar é só clicar na imagem abaixo:



Mais um vídeo da série de propostas do Rubens Bomtempo




Bomtempo manda uma mensagem especial aos moradores do Vale do Cuiabá, a política de proteção às mulheres, e anuncia habitação e regularização fundiária como garantias de seu andato.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lei Orgânica Municipal

O que é?

     É a lei maior de um município. A Lei Orgânica é uma lei genérica, de caráter constitucional, elaborada no âmbito do município e consoante as determinações e limites impostos pelas constituições federal e do respectivo estado, aprovada em dois turnos pela Câmara de Vereadores, e pela maioria de dois terços de seus membros.
   No âmbito municipal a Lei Orgânica foi aprovada seis meses após a promulgação das constituições estaduais, que por sua vez tiveram um prazo de um ano para serem aprovadas, depois da promulgação da Constituição de 1988.

Conheça a Lei Orgânica do Município de Petrópolis 

sábado, 25 de agosto de 2012

Funções do vereador

          O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo enquadra-se no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo. 

As principais funções do vereador: 


• Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo. 

• Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito. 

• Votar projetos de lei. 

• Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações. 

• Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo. 

• Elaborar e redigir projetos. 

• Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.


Helinho discursando na Câmara





terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vídeo com o Jingle do Bomtempo

Rubens Bomtempo - Geração de emprego e renda

Rubens Bomtempo - Segurança Pública

Rubens Bomtempo - Educação

Rubens Bomtempo - Rua Teresa

Rubens Bomtempo - Turismo

Dicas do Helinho: Recicle o lixo


Enquanto a água pode nos faltar, o lixo sobra! É tanto lixo que nem sabemos onde colocar. A maior parte do volume produzido nos centros urbanos é jogado em terrenos baldios ou nos inadequados lixões, gerando muitos problemas para o meio ambiente.

Você sabia que uma única latinha de alumínio reciclada economiza energia para manter uma TV ligada por três horas? Que o Brasil é campeão mundial em reaproveitamento de latas de alumínio? Não? Mas é verdade! A coleta seletiva de lixo já é realizada em 135 cidades brasileiras. Na maior parte dos casos, a coleta é feita pelos catadores organizados em cooperativas ou associações.


O que você pode fazer para preservar o meio ambiente?

A decisão de preservar o meio ambiente e controlar a poluição não deve estar apenas nas mãos dos governantes e dos grandes empresários. Deve sim, sobretudo, estar na rotina diária de cada cidadão.
Grande parte do nosso lixo pode ser reaproveitado, reduzido ou reciclado. Comece por observar o que você joga fora todos os dias.

 Dicas

  • Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel que não serão novamente utilizados;
  • Evite comprar alimentos com embalagens desnecessárias;
  • Prefira, sempre que for possível, produtos com vasilhame reaproveitável;
  • Escreva nos dois lados do papel e use, sempre que puder, produtos feitos com papel reciclado;
  • Não jogue lixo no chão;

Reciclagem

A indústria da reciclagem cuida de transformar componentes do lixo como o vidro, papel, metal e plástico em matéria-prima, para novos produtos.

Reciclando, preservamos a qualidade de vida e evitamos a formação de lixões; sendo que ao reaproveitarmos o lixo, estamos contribuindo para a utilização mais adequada dos recursos naturais.

Por que é importante reciclar

  • Diminui a exploração de recursos naturais e o consumo de energia;
  • Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
  • Contribui para diminuir a poluição do solo, da água e do ar;
  • Prolonga a vida útil de aterros sanitários e melhora a produção de composto orgânico;
  • Gera emprego para a população não qualificada;
  • Gera receita pela comercialização dos recicláveis;
  • Contribui para formar uma consciência ecológica e para valorização da limpeza urbana.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dicas do Helinho: Poupe energia elétrica


O consumo de energia elétrica aumenta a cada ano no Brasil. Em breve, estaremos importando energia elétrica de países vizinhos. Uma grande parte do aumento é decorrente do desperdício de energia.
E é nesse ponto que entra nossa contribuição! O consumo residencial e comercial representa cerca de 42% do consumo total. Nas residências, houve um aumento do uso da eletricidade por incorporações de novos eletrodomésticos. Será que precisamos de todos eles, realmente?
Economizar energia, além de fazer bem ao bolso, também contribui para o adiamento da construção de novas hidrelétricas, que causam grandes impactos ambientais.

Veja como

  • Chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (de pico): entre 18 e 20 horas.
  • Tente limitar seus banhos a aproximadamente 5 minutos.
  • Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados na casa para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.
  • Evite abrir muito a porta da geladeira ou por tempo prolongado.
  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite melhor a luz do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas.
  • Apague as lâmpadas dos ambientes quando estiverem desocupados.
  • Não durma com a televisão ligada.






sábado, 18 de agosto de 2012

Começa hoje Campanha para atualizar vacinação infantil


Começa hoje (18) em todo o país a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil.  A expectativa do governo é que até o dia 24 de agosto mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde.
O objetivo da ação, de acordo com o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.
Ao todo, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa do governo é que 3 milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina A.
Cálculos do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 20% dos menores de 5 anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A. A previsão é que, até o fim do ano, a distribuição do suplemento chegue a todos os municípios que fazem parte do Programa Brasil sem Miséria.

Agenda 21


O que é?

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em nível global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dicas do Helinho: Economia de água


Metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou secaram.

Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?

É isso mesmo: temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os restos de agrotóxicos e indústrias. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia?

Dá para viver sem água? Não dá! Então, vamos ter cuidado com o consumo na hora do banho, ao escovar os dentes, no momento de lavar as louças e o carro.

Veja como:

  • Durante o banho, procure fechar o chuveiro enquanto se ensaboa.
  • Deve-se manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes ou se faz a barba.
  • Não se deve utilizar esguicho, mas água em um balde para se lavar o carro.
  • Manter sem vazamentos as torneiras, as descargas, os chuveiros, as bóias de caixa-d’ água e as tubulações é uma ótima atitude para se evitar o desperdício.
  • Os jardins e os gramados devem ser regados com moderação, pela manhã ou à noite.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dicas do Helinho: Aquecedor solar ecológico

O sistema é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente. A diferença é o material utilizado para montar o painel que aquece a água: garrafas PET, embalagens longa-vida e alguns metros de canos de PVC.

Primeiro é preciso recortar as garrafas e caixas que irão formar o painel, depois pintar de preto os canos e embalagens longa-vida que irão absorver energia
 solar e transformá-la em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantêm o calor através de efeito estufa. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente, passa pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa. Após seis horas, em média, nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38 graus Celsius no inverno, e mais de 50 no verão.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas do Helinho: Preservação


O meio ambiente apresenta nítidos sinais de esgotamento! A contaminação das águas, a transformação de algumas regiões em desertos, a destruição da camada de ozônio, o aquecimento da temperatura global, a escassez e falta de água são alguns exemplos dos reflexos da atividade humana sobre o meio ambiente. Tudo isso já está afetando o dia-a-dia das pessoas. O desaparecimento de florestas e de espécies animais e vegetais, infelizmente, já é uma realidade preocupante.

A sociedade quer consumir cada vez mais e, para atender a esses desejos, a economia brasileira ainda depende em larga escala do uso intenso do nosso patrimônio natural. Se mantido o atual modelo de exploração, as conseqüências serão desastrosas, com prejuízos irreparáveis para a diversidade biológica e para o bem-estar dos indivíduos.

Raramente paramos para pensar que certas atitudes que tomamos prejudicam o equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais. A Ecologia aconselha que a sociedade pense bem nos impactos do consumo na degradação do meio ambiente.


Consumo sustentável

Você já ouviu falar em consumo sustentável? Não? Vamos lá: consumo sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades e as das gerações futuras. Ou seja, saber usar para nunca faltar! E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos.

Atitudes ecologicamente responsáveis

As mudanças climáticas também ocorrem por causa de fatores naturais (a professora Juliana lembra isso porque muito tem se falado sobre o aquecimento global); o clima da Terra já mudou várias vezes ao longo da história do Planeta e isso sempre ocorrerá. Mas, ainda assim, vale a pena fazermos nossa parte para tentar garantir uma melhor qualidade de vida agora e deixar um mundo melhor para o futuro, para as próximas gerações.

Dica número 1 – Você pode ajudar, em primeiro lugar, cobrando algumas atitudes de seus pais, como, por exemplo, incentivá-los a usar menos o automóvel. Se você vai a algum lugar perto de sua casa, por que não ir a pé e evitar, assim, que um pouco mais de CO2 seja lançado na atmosfera? Procurar colegas que moram perto da escola e fazer transporte solidário também ajuda, além de contribuir para reduzir os congestionamentos, que causam tanto estresse.

Dica número 2 - Economizar energia, tomando banhos menos demorados, ficando menos tempo no computador e apagando as luzes dos ambientes que não estão ocupados é uma boa pedida, pois parte da energia que utilizamos também vem de usinas termelétricas, que queimam combustíveis fósseis e, conseqüentemente, emitem CO2.

Dica número 3 - A água também deve ser usada com mais cuidado. Ao escovar os dentes, feche a torneira da pia enquanto não estiver usando a água. A água da máquina de lavar pode ser aproveitada para a limpeza da casa. Aquela outra água que, às vezes, sobra em uma garrafinha pode ser jogada num canteiro de plantas ou mesmo num vasinho; a planta agradece e você evita o desperdício de simplesmente jogar á água fora no meio da rua.

Dica número 4 - Não jogue lixo na rua, pois isso entope bueiros e quando chove podem ocorrer inundações; sem falar que isso é muito feio.

Dica número 5 - Se você morar em casa, não deixar que se façam aquelas queimadas com restos de folhas e podas de árvores ou até mesmo de papéis. Explicar aos seus pais que isso provoca o aumento do CO2 na atmosfera é uma ótima ação; o meio ambiente agradece e sua saúde também.

Dica número 6 - Aproveite materiais para reciclagem, como potes de margarina, que podem servir para guardar sobras de alimentos na geladeira e no freezer ao invés de irem parar no lixo, onde provavelmente serão queimados ou abandonadas em lixões por anos e anos. As garrafas PET podem ser transformadas em várias coisas, desde cadeiras, até vasos para plantas e porta-trecos. O papel também pode ser reaproveitado. Imprimir dos dois lados de uma folha e depois juntar o que não será mais usado e doar para uma cooperativa de reciclagem evita desperdícios e ainda pode gerar um dinheirinho para algumas pessoas.

Dica número 7 - Antes de pedir alguma coisa aos pais ou usar aquele dinheiro da mesada, pense se você realmente precisa do objeto. Às vezes, você vai comprar algo que depois ficará encostado e, cedo ou tarde, acabará indo parar no lixo. Quanto mais consumimos, mais as indústrias precisam produzir e, com isso, mais poluem e desmatam áreas verdes.
Juliana Ramalho Barros ensina geografia na Universidade de Brasília (UnB) e na Faculdade Projeção. Ela é especialista em questões climáticas e realiza vários projetos na área de meio ambiente e climatologia.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A PRAÇA É DO POVO!

As praças de Petrópolis vão voltar a ser o palco para o debate popular da política de Petrópolis.

O primeiro grande encontro foi na Praça Dom Pedro, onde a participação espontânea da população mostrou que os comícios ainda são o caminho mais democrático e livre para o cidadão fazer valer a sua voz.

Agora, é a vez da praça de Corrêas. 

HOJE dia 10 de agosto, a partir das 18h, venha participar desse encontro com o candidato a prefeito Rubens Bomtempo.

Traga seus amigos e sua família e venha ocupar o seu lugar de destaque nesta festa do povo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ETE em frente ao Hospital Santa Teresa transborda no dia 05/08

Olhem no que dá, quando a Administração Municipal está nas mãos de pessoas incompetentes, sem compromisso com a cidade e muito menos com os cidadãos que nela vivem, vejam na foto a Estação de Tratamento de Esgôto em frente ao Hospital Santa Teresa, transbordando e contaminando todo o local. Obra feita às pressas com intuito eleitoreiro. ( CIDADE ABANDONADA)







Bomtempo assina Carta de Compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis durante primeiro comício na Praça Dom Pedro


      A Praça Dom Pedro foi palco na noite da última sexta-feira do primeiro comício da campanha do candidato a prefeito Rubens Bomtempo da coligação Unidos por Petrópolis – experiência e competência para voltar a crescer (PSB, PR, PC do B, DEM, PV e PT do B). Populares, militantes e simpatizantes de Bomtempo também aproveitaram para conhecer mais sobre as propostas do candidato.
        Durante o comício, Rubens Bomtepo assinou ao lado do candidato a vice-prefeito, o cardiologista, Luiz Fernando Vaz uma carta de compromisso com o povo petropolitano.
“Fazer um governo democrático, um governo de todos é a minha finalidade. Por isso, assino essa carta de compromisso diante da população. Esse documento é uma agenda sustentável que garante melhor qualidade de vida para todo o cidadão petropolitano”, frisou.
          O documento formaliza a adesão de Bomtempo e Luiz Fernando Vaz, além dos partidos que integram a coligação, ao Programa Cidades Sustentáveis, formado por uma rede de organizações da sociedade civil no Brasil e no mundo com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável a partir do envolvimento mais efetivo dos governos, cidadãos, empresas e entidades.
         Bomtempo, durante o seu discurso, ressaltou que a sua prioridade será a saúde. Enfatizando que é possível aumentar os recursos para a área sem aumentar impostos municipais.
“Vamos aumentar o dinheiro da saúde diminuindo o orçamento da Câmara, por exemplo. Vamos chamar a cidade para esta reflexão. A Câmara de Vereadores, em 2012, contou com um orçamento de R$ 20 milhões de reais; o dobro de 2008, que foi de R$ 10 milhões”, destacou.
          Os moradores do Vale do Cuiabá também foram lembrados por Rubens Bomtempo, que garantiu que as casas para as vítimas da chuva de janeiro de 2011 serão construídas. “Vamos construir as moradias para quem perdeu tudo no Vale do Cuiabá”, disse lembrando que construiu e entregou 600 casas populares quando foi prefeito.
       Outro ponto abordado durante o comício foram os projetos na área de educação. Bomtempo ressaltou a importância de implantar uma educação empreendedora no município, com o objetivo de desenvolver o jovem e a criança para a vida. “É preciso desenvolver valores diferentes do currículo escolar. Não podemos formar esses alunos apenas para o vestibular, é preciso formá-los para a vida”.
         A área ambiental e a construção de um governo democrático também foram destaques durante o comício. O Partido Verde, integrante da coligação, distribuiu um panfleto enumerando uma série de razões para apoiar Bomtempo, lembrando que foi ele quem deu inicio a uma política pública nessa área ao cumprir quando era prefeito o compromisso de criar e instrumentalizar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
       Segundo Bomtempo é importante reassumir o compromisso com a agenda ambiental e levar essa discussão para dentro das escolas. “Precisamos construir uma cidade sustentável e social. Vamos ter um projeto maior para a nossa cidade pensando no amanhã. Contando com uma participação popular ativa e com conselhos municipais deliberativos. Fazer um governo democrático, combatendo o preconceito, com um olhar especial para os idosos, para os moradores de rua e para as crianças. Vamos fazer um governo de todos”, concluiu Bomtempo.

BOMTEMPO, PREFEITO DE VERDADE!